Quinta, 04 Fevereiro 2010 22:54 Roger Augusto

Introdução
Este estudo teve como referência uma equipa de futsal masculino da divisão nacional A de Espanha, com um microciclo de 7 a 8 unidades de treino, (junto microciclo).
São cada vez mais os meios de controlo de trabalho dos treinadores e preparadores físicos. O nível muito equilibrado de jogadores em termos técnico / tácticos, o aspecto físico, torna-se parte ainda mais relevante no pormenor da vitória ou pela disputa da mesma. Penso que o aspecto físico é determinante, um jogador bom tecnicamente e Tacticamente, se estiver bem fisicamente poderá ser muito bom ou excelente." Realizamos um trabalho que poderá ajudar ainda mais a entender o que realmente se passa num jogo de futsal.
Comentários de alguns dos treinadores da liga de Honor de Espanha e Itália, a questão: Pode um jogador superar uma, mal preparação física, por um conceito táctico bom?
José Venâncio (antigo treinador de Lobelle de Santiago)
“Sim, porque este jogo e táctico, se o jogador souber pensar o aspecto físico o que faz e ajudar e executar a parte técnica, esta claro que se não esta bem fisicamente e esta bem tacticamente pode ser uma ajuda valida, isso não quer dizer que te tenhas que conformar com isso, o jogador tem que estar nas melhores condições físicas, tácticas e psicológicas.”
Duda (treinador de Pozo Mucia)
“Sim, em determinados momentos, mas ao longo da carreira não, um jogador mal fisicamente pode render se está concentrado.”
Jesus Velasco (treinador de Luparense Itália)
“Sem duvida, sim. O futsal está, sobretudo um desporto de colocação e de antecipação táctica as situações de jogo planeadas.”
Paulo César “PC” (Seleccionador Brasileiro)
“Hoje não, a condição física e fundamental, porque seu potencial individual reside num bom aspecto técnico e táctico. A preparação física está muito unida a táctica para que o jogador possa sempre fazer o melhor jogo.”
Imanol Arregui (treinador MRA Xota)
“Se esta mal fisicamente dificilmente poderá aplicar a táctica, embora exista jogadores muito espertos que podem esconder carências físicas com inteligência, mas tem que existir uma combinação, físico técnico e táctico mas principalmente bom nível psicológico.”
Dados do trabalho
Este trabalho teve aplicação da última tecnologia ao serviço do desporto, pois realizamos um jogo de futsal com duas equipas de quatro jogadores de linha e dois guarda-redes.
A duração do trabalho foi dividida em 4 partes de 10 minutos, com recuperações de 4 minutos entre elas.
Material utilizado
GPSport SPI Elite; (anexo informação do sistema).
Bolas de futsal;
Recinto ao ar livre 40x20;
Conclusões
Uma das principais conclusões deste trabalho é o facto de independentemente do tipo de jogo realizado em termos tácticos eles apresentam índices de máxima velocidade semelhante entre os 21Km e os 23.7Km, quer isto dizer que num sistema de (4:0) ou de (3:1) os aspectos de alta intensidade são os mesmos, o que varia um pouco os aspectos de frequência com que são executados.
Agradecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário